Filosofia, objetivos e metodologia


FILOSOFIA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

“Na dinâmica da ação-reflexão-ação, conscientizar para transformar”.
Visa valorizar o ser humano como um todo, respeitando suas
individualidades. É preciso que se redefina com clareza e objetividade
o papel da escola frente ao contexto social em que está inserida.
Pondo em prática uma proposta de trabalho, visando uma educação
transformadora, identificando os caminhos que causam mudanças.
Baseado no Projeto Político Pedagógico que tem como pressuposto
básico a educação para todos. Neste contexto, é necessário que o
aluno seja capaz de questionar, criticar, participar, transformar,
construir e transcender na busca da verdade, para uma vivência
voltada ao ser, ao conhecimento de si próprio e a razão de sua
existência.

FINALIDADES DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

O estabelecimento de ensino tem como finalidades:
a) interação entre a comunidade escolar;
b) assegurar a formação comum indispensável para o exercício da
cidadania;
c) oportunizar conhecimento universal, fundamentado em valores
humanistas como: solidariedade, honestidade e respeito às
diferenças;
d) propiciar o desenvolvimento do educando, formando sujeitos
críticos e transformadores da realidade;
e) proporcionar meios para progredir no trabalho e em estudos
posteriores.

OBJETIVOS


OBJETIVOS DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO

Garantir ao aluno acesso à escola, proporcionando-lhe oportunidades
de permanência e de igualdade de condições de aprender e de saber
para que seja capaz de questionar, criticar, participar, transformar,
construir e transcender na busca da verdade, visando fortalece-lo
como indivíduo e como grupo que compõem uma sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Garantir o acesso e permanência do aluno, independente da faixa
etária, credo religioso, contribuindo assim com a sua promoção como
ser humano;
b) Sanar ou diminuir os índices de repetência e evasão;
c) Planejar de forma coletiva e participativa as decisões
administrativas, financeiras e pedagógicas da escola;
d) Proporcionar condições para que a escola seja um espaço de
construção coletiva do conhecimento;
e) Criar mecanismos pra que todos os segmentos que compõem a
comunidade escolar possam compartilhar com responsabilidade e
democracia das decisões da escola;
f) Valorizar o lazer, esporte e cultura;
g) Promover o ser humano em todas as suas dimensões, condizentes
com os interesses da comunidade e coerente com o processo
democrático;
h) Promover e valorizar a capacidade de professores e funcionários.